domingo, 29 de agosto de 2010

SAUDADES


"A saudade é um sentimento do coração que vem da sensibilidade e não da razão.”

"Longe de ti, o meu coração se esvai, e, aos poucos, se perde dentro de tua saudade. E fico perguntando as coisas quando chegarás... É preciso que venhas para que meu olhar se encha de luz e meu coração faça para ti uma canção de alegria..."

"A sua ausência nos causa profunda tristeza, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente."

“Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certas pessoas que passaram por ela.”

"A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar."( Pe. Fabio de Melo )

domingo, 22 de agosto de 2010

SOBRE O AMOR,ROSAS E ESPINHOS

Sobre amor, rosas e espinhos
O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão.

Amor, que é amor, dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor.

O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou.

O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: "Mesmo fazendo tudo errado, eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto".

O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração os quais sozinhos jamais poderíamos enxergar.

O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!"

Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos, socorreu-me em minha cegueira. Eu possuía e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha.

Coisas que Jesus fazia o tempo todo. Apontava jardins secretos em aparentes desertos. Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez vê-las e chamou a atenção para a necessidade de cultivá-las.

Fico pensando que evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios. Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois...

Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo nem tampouco fora do cultivo. Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras... Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira.

A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas... Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá de saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... ou não.

Fonte: fabiodemelo.com.br

A VIDA REQUER CUIDADO

A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos, são belezas que se dão juntas. Não queira uma só, elas não sabem viver sozinhas...
Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá de saber que com elas vão inúmeros espinhos. Não se preocupe, a beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos.(Padre Fábio de Melo)

PLANTAR PARA COLHER




A vida é fruto da decisão de cada momento.
Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar.
É atitude de constante semeadura,
de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja,
é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos.
Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,
será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho.
A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que
"debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado.
As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz,
os valores que você abraça, os amores que você ama,
tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos,
frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Sempre é tempo de lançar sementes e colher frutos. Mas cuidado com os semeadores que não lhe amam, eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas. Cuidado com os semeadores que você não conhece, há muita maldade escondida em sorrisos sedutores. Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa. Cuidado com os amores passageiros, eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam. Cuidado com os invasores do seu corpo eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem. Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar, eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena. Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí, elas costumam estragar o nosso referencial da verdade. Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.(Pdre
Fábio de Melo)



"Havia, em algum lugar, um parque cheio de pinheiros e tílias, e uma velha casa que eu amava. Pouco importava que ela estivesse distante ou próxima, que não pudesse cercar de calor o meu corpo, nem me abrigar; reduzida apenas a um sonho, bastava que ela existisse para que a minha noite fosse cheia de sua presença. Eu não era mais um corpo de homem perdido no areal. Eu me orientava. Era o menino daquela casa, cheio da lembrança de seus perfumes, cheio da fragrância dos seus vestíbulos, cheio das vozes que a haviam animado." (Antoine de Saint-Exupéry)

domingo, 8 de agosto de 2010

SE O AMOR SE VAI...



LINDA CANÇÃO!!!!

È impossivel ser feliz sozinho.....
Sem AMOR não existe VIDA!!!
É bom saber que ainda há pessoas de bom gosto e que ainda fala de amor..

Se o amor se vai. A quem dar as flores. Se não há amores. Para conquistar ... Se o amor se vai. Tudo que se passa. Já não tem mais graça. Nada satisfaz ...

O amor a tudo espera, a tudo cura e a tudo preenche. ... Apenas sê amoroso e este simples estado contagiará o mundo que te cerca, sem que nada precises fazer para que isto aconteça. ... Procura na realidade em que vives, a força que vai contigo.

"O Amor se descobre através da prática de amar e não das palavras."

*************************************************************************************
REFLITA O TEXTO-


O AMOR SE VAI....

Assim que ele a viu, a primeira coisa que lhe passou à cabeça foi justamente o que aconteceria depois. Mesmo assim, ele fingiu naturalidade.

— Oi, amor! Surpresa você aqui...

Foi beijá-la na boca, mas ela o ofereceu o rosto.

— É, pra você ver, né... — Ela o encarou de uma maneira que lhe pudesse passar um tom irônico e, ao mesmo tempo, desafiador. — Foi bom te encontrar aqui porque eu queria mesmo falar com você...

Foi nesse momento que ele percebeu que tudo ali estava mudado. O jeito dela o tratar, o seu tom de voz, o seu olhar, tudo. Não era mais a Daniela de sempre, meiga, carinhosa, compreensiva. Ali se encontrava uma outra mulher que ele se quer conhecia. Mesmo assim, continuou com o disfarce:

— Eu também estava te procurando, Dane. Eu tenho uma novidade. Olha, dessa vez cê vai gostar...

Ela o enterrompeu bruscamente:

— Eu estava falando com você primeiro...

Uma sensação ruim lhe tomou o peito. E ele já sabia o que estava por vir.

— Você vai terminar comigo, não é?

— Por que tá dizendo isso?

— Dar pra ver nos seus olhos. No seu jeito de falar.

Ela calou-se.

— Por quê? — Perguntou ele.

— Por que, o quê?

— Por que vai terminar? Arrumou uma outra pessoa?

— Não, não é isso.

— Então o que é? Foi algo que eu fiz?

— Mais ou menos. Acho que foi mais o que você não fez... — Ela foi misteriosa.

Ele amava demais aquela mulher e não imaginava sua vida sem ela. Tentou imaginar. Um nó muito forte atravessou sua garganta e ele quase chorou:

— Então... Qual o problema? — Sua voz saiu meio “mastigada” dessa vez. — A gente tava indo tão bem. Que aconteceu?

— Bem??? — Ela não conseguiu engolir a ironia. — Qual foi a última vez que a gente se viu, Fernando?

— Na terça-feira...

— Retrasada, não foi? Isso já tem mais de quinze dias...

— Amor, mas você sabe que...

— O seu trabalho! Tá bom, já ouvi isso mais de duzentas vezes. Sei até de cor. Não quer que eu repita pra você, né?

— É justamente sobre o trabalho que eu quero falar com você. Olha...

— Fernando, escuta só uma coisa: eu já sei de cor todos os seus papinhos. É sempre a mesma coisa. “Eu prometo que no próximo mês vou falar com o meu chefe pra ver se mudo de turno.” “Vou parar de fazer tanta hora extra.” Eu tou escutando isso já faz mais de dois anos e meio. Chega! Cansei!

— Mas, amorzinho...

— Você só pensa no trabalho, Fernando. Esquece das coisas essenciais, tipo, dar atenção à pessoa que você gosta, acompanhá-la nos momentos bons e ruis, saber se o dia dessa pessoa foi bom... Essas coisas, sabe?

— Eu sei, só que...

— Namorar não é só entupir a pessoa de presente, como você faz. Eu sei que isso seja uma maneira de você justificar sua falta de atenção, mas... Chega um momento que isso tudo vira um... saco, sabe. Você fica com a impressão que a pessoa que tá do seu lado só tá querendo... comprar você com presentinhos ou com promessas de uma vida melhor...

— Amorzinho, não é nada disso. Eu te dou os presentes por que... porque... eu te amo!

— Amar não é isso, Fernando. Quando a gente ama, a gente quer ficar o tempo todo com essa pessoa, a gente se possível cola nessa pessoa. Você ama o seu trabalho, não eu. Afinal, não é com ele que você passa o maior tempo da sua vida!?

Fernando calou-se. Sabia que ela estava certa. Durante esses dois anos que ficaram juntos, ele apenas a manteve do seu lado. Sem dar sustentação necessária pra que fossem felizes. Ele fora frio, distante, irrelevante. Pensando apenas em si próprio. Só que de agora pra frente tudo aquilo ia mudar.

— Amor, se o problema for o trabalho, pode ficar despreocupada — declarou-se enfim. — Eu já pedi demissão de lá faz tempo... Tou montando um negócio particular pra mim, sabe. É um negócio muito promissor e lucrativo. Em pouco tempo...

Daniela deu uma suspirada forte, interrompendo-o:

— Negócio particular? Sei. Desde quando?

— Desde a semana passada.

— Desde a semana passada! E você só conta isso pra mim agora? Tá vendo, Fernando? É exatamente isso que eu quero que você entenda. A gente não se conhece mais. Eu já não sei mais quem é você, nem o que você faz... Olha, deixa eu te dizer uma coisa, a última porque eu não quero mais discutir isso com você: você não me ama, nunca me amou e talvez nunca vá me amar. Mesmo que a gente se case, tenha filhos e uma vida estabilizada, você sempre será o mesmo Fernando. Sempre preocupado com os seus negócios, com os seus problemas e nunca vai dar atenção pra mim, nem pros nossos filhos. Será sempre um marido e um pai ausente...

Ela deu uma pausa pra enxugar uma lágrima que vinha rolando pelo o seu rosto.

— Eu não quero uma pessoa assim do meu lado, sabe. Mulher precisa de carinho, de atenção e, principalmente, de muito amor. E você, Fernando, é um cara que... desconhece totalmente esses sentimentos...

— Amor, como você pode dizer um absurdo desse? Eu te amo!

Ela sorriu ironicamente:

— Amor só é mantido com muito amor. E você...

— E eu, o quê? — Perguntou Fernando, já com o coração na mão porque já previa a resposta...

— Você nunca me deu amor...

Ele pensou um pouco, antes de fazer a pergunta que iria mudar totalmente a sua vida.

— E você... não me ama mais, é isso?

Ela respondeu com um silêncio.

— Eu amei muito você. Aponto de aceitar que me enrolasse até hoje!

Fernando não conseguiu se conter e começou a chorar:

— Amor...

— Tchau, Fernando!

— Sem você minha vida não tem mais sentido!

Daniela não o ouviu dizer isso. E mesmo se tivesse ouvido acho que ela não levaria muito a sério. Porque é um tipo de comentário que todo mundo faz quando se é abandonado por alguém. O fato é que Fernando não estava dizendo isso por dizer.

Assim que viu seu amor indo embora pra sempre, ele não pensou duas vezes e entrou no primeiro bar que viu na frente. Saiu um alcoólatra e pouco tempo depois, morria de cirrose debaixo de um viaduto, onde costumava passar as noites pensando na sua amada.

MARIA HELENA SIMON

sábado, 7 de agosto de 2010

A VERDADEIRA CAPACIDADE ESPIRITUAL ESTÁ NO CORAÇÃO.




O sol não discrimina sobre quem brilhar, ele apenas brilha. A árvore não escolhe a quem dar sombra, ela apenas dá sombra.
Do mesmo modo, não deveríamos desistir de nossas próprias qualidades devido a alguém que veio na nossa frente. Um bom rio é aquele que flui constantemente
até fundir-se no oceano. Se o rio para de fluir ele começa a acumular lixo e então outros começarão a jogar lixo nele também. Não importa como seja o outro, eu tenho que dar felicidade.

Seria maravilhoso que todos entendessem RELIGIÃO apenas como um dos caminhos, que nos levarão`a plenitude, ao êxtase, ao prazer e felicidade, mas, isto não acontece. Existem inúmeras religiões ou filosofias de vida, e algumas até afirmam que são “a única a conduzir ao céu”, e como diz Antonio Machado(Caminhos de Luz): CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO,O CAMINHO É FEITO AO ANDAR.
AO ANDAR SE FAZ O CAMINHO E AO OLHAR PARA TRAZ,SE VÊ A SENDA QUE NUNCA SE VAI VOLTAR A TRILHAR. CAMINHANTE NÃO HÁ CAMINHO, SOMENTE RASTROS NO MAR".

Religião significa: religar-se ao criador! E Ele está dentro de cada um de nós, independente da crença ou do conhecimento que temos. O Criador, ou o Grande Espírito e Inteligência Universal, só exige de nós amor por si mesmo, pelo próximo, verdade, justiça, e ajuda ao que necessitam.
Dogmas, filosofias e religiões foram criados pelo homem.

Se não há paz no interior do homem, se não há prazer em viver, isso refletirá em tudo o que existe no mundo lá de fora. Nós somos a imagem e semelhança do Criador e já está na hora de vivenciarmos isso e não mais sentir o Cristo fora, mas sim, dentro de nós.
Ela chegou ao final do tratamento uma pessoa mais humana, humilde, com a compreensão da verdadeira sabedoria, a do coração.
Nosso impulso natural como seres humanos, é criar uma conexão sadia com outros. E a isso chamamos AMOR. Existimos para ser uma fonte de amor, pois, quando alcançamos uma conexão espiritual verdadeira, o conhecimento necessário está disponível igualmente para todos.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A necessidade de descobrir o sentido da vida




Autoconhecimento é importante?
A necessidade de descobrir o sentido da vida
Categoria: Cura


Vivemos em um mundo que nos incentiva a ser independentes de Deus e de todos. Incentiva-nos a uma autorrealização que, para a grande maioria, parece cada vez mais distante, pois se trata de incentivo a uma vida cada vez mais fora de nós mesmos, cada vez mais exteriorizada. O resultado disso é que as pessoas se preocupam cada vez menos com seu interior e cuidam menos dele, gerando sentimentos de frustração e de vazio. Por conta disso, encontramos um número crescente de pessoas que sentem um grande vazio interior e uma grande insatisfação, não conseguindo sequer dar nome ao próprio sentimento.

A sabedoria clássica considera o pensamento de Sócrates: 'Conhece-te a ti mesmo' como ponto de partida da filosofia humana. No entanto, este é um caminho muito difícil de ser percorrido para quem não tem um referencial, um modelo de personalidade a ser atingido. Nós cristãos, – que temos Jesus Cristo como modelo –, precisamos ter a coragem de nos pôr a caminho e de nos conhecer em profundidade. O autoconhecimento é um caminho que nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e a reconhecer nossos dons e talentos recebidos de Deus e também os nossos limites, fraquezas e os pontos que precisam ser melhorados. 'Conhecer-se a si mesmo é uma necessidade e um dever do qual ninguém pode subtrair-se. O homem tem necessidade de saber quem é. Não pode viver se não descobre que sentido tem sua vida. Arrisca-se a ser infeliz se não reconhecer sua dignidade' (Amarás o Senhor teu Deus - Amadeo Cencini - pág. 8 - Edições Paulinas).

Conhecer-se a si mesmo é uma necessidade fundamental para se ter um conceito correto e real de si próprio, pois somente quem descobre seu verdadeiro valor consegue uma aceitação serena de si mesmo e de suas limitações, o que lhe proporciona a segurança necessária para viver e realizar mudanças essenciais.

Muitos acham que se conhecem, mas até que ponto chega esse autoconhecimento? Para que você possa averiguar isso, recomendo um teste simples: escreva em uma folha 10 qualidades que você reconhece possuir e 10 pontos fracos que precisam ser melhorados. O que foi mais fácil para você escrever? As qualidades ou os defeitos?

O autoconhecimento nos leva à autoestima e ao amor-próprio, ou seja, a olhar para nós mesmos reconhecendo-nos como criaturas de Deus, como obras-primas de Deus, sem exaltações e sem degradações.

Sem essa visão, o que é gerado é insegurança, perfeccionismo, dificuldades de lidar com os próprios erros e fraquezas e também com os dos outros, entre muitas outras consequências. Santo Agostinho afirmava: “Conhecer-me e conhecer-Te”, com isso ele nos ensina que quanto mais nos conhecemos, tanto mais conhecemos Aquele que nos criou e que é a luz do mundo, de modo que veremos a realidade de forma mais adequada.

Volte à lista que você fez. Nas qualidades descritas marque as alternativas que são relacionadas ao fazer, a atitudes externas e observe quantas você colocou de atitudes externas e quantas internas. Assim você poderá perceber não só o quanto você se conhece, mas também o quanto você está voltado para as coisas exteriores.

A Igreja nos dota de uma grande ferramenta de autoconhecimento: o exame de consciência diário. Com ele nos é possível avaliar bem onde podemos ser atingidos pelo inimigo, os nossos pontos fracos, nossos defeitos, paixões e vícios camuflados. E com isso, podemos voltar, confiantes, para o Senhor, que nos ama e sempre cuida de nós. Apresentando-nos a Ele como somos, sem medo, sem receios e buscando n'Ele a força diária para vencermos nossas batalhas interiores. São Francisco afirmava: “Eu sou o que sou diante de Deus, e mais nada!” Deus nos vê como somos, diante d'Ele não precisamos nos esconder.

Trata-se de uma ferramenta simples, basta dedicarmos poucos e breves minutos do nosso dia ao Senhor, com constância. Dessa forma, vamos, pouco a pouco, conseguindo olhar mais a fundo para o nosso interior e conhecendo não só nossos limites, como nossas riquezas. Precisamos entender que as nossas limitações não estão no nosso exterior, no que fazemos, mas sim, no nosso interior, naquilo que somos. Somos filhos de Deus, filhos amados de Deus! O nosso principal valor está no ser pessoa.

Precisamos saber quem somos, quais os nossos dons e talentos; do mesmo modo, precisamos também saber quais são nossos objetivos no uso dessas capacidades. Pois não é somente aquilo que possuímos que decide o nosso valor como pessoa, mas o que “somos” no mais profundo de nossa identidade como seres humanos, como cristãos, como batizados, justificados, filhos de Deus. Essa estima positiva é um valor que ninguém pode tirar de nós.