terça-feira, 30 de novembro de 2010

O TEMPO NÃO VOLTA



Muitas vezes quando comparamos o momento presente com aquele que já vivemos, sentimos saudades,lamentamos que o passado não possa ser revivido.
Acontece que quando fazemos estas comparações, geralmente somos levados a ela por estarmos vivendo algum período de desânimo ou depressão.

Se nos fosse possível recordar o passado com a mesma riqueza de detalhes com que enxergamos nosso presente, certamente teríamos outra visão.
Dificilmente conseguimos ser imparciais quando estamos descontentes.
É mais fácil colorir com as cores da felicidade aquilo que sabemos que não volta, do que tentar modificar o que hoje nos desagrada.

Esquecemos que o que já vivemos não pode ser mudado; mas o que estamos vivendo pode ser transformado, se para isso encontrarmos a vontade de fazê-lo.
Quando você acreditar que o passado foi melhor que o presente, use a experiência adquirida para criar condições que lhe tragam alegria e felicidade.
O tempo não volta, mas os ensinamentos que ele nos traz duram para sempre.
Deus abençoe sempre.

Bjs no coração.
A paz de Cristo!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

REFLITE É MUITO IMPORTANTE LER.....

PESSSOAS DEFICIENTES DE SURDEZ

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos."

"Sem linguagem não somos seres humanos completos e, por isso, é preciso aceitar a natureza e não ir contra ela. Obrigados a falar, algo que não lhes é natural, os surdos não são expostos suficientemente à linguagem e estão condenados ao isolamento e à incapacidade de formar sua identidade cultural."
"Quando eu aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa.Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos.Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo."

"Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."

"A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo como que poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngües. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada neste duplo mundo..."


Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez ou escuta muito pouco, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala.

A chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual. É uma necessidade, quando os surdos que escuta menos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual.

ALGUMAS PESSOAS SURDAS ENTENDEM, PELA PRONUNCIA DA FALA E O CONTATO VISUAL E OUTRAS SE ESFORÇAM PARA ENTENDER Á ESCUTAR.

Ser expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz, que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos ou sinais.

Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, pedir para que repita. Geralmente, os surdos não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.
Se for necessário, comunicar-se através de bilhetes. O importante é se COMUNICAR.

Alguns preferem a comunicação escrita, alguns usam linguagem em código e outros preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.

Enfim, os surdos são pessoas que têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos, assim como todos. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

DICAS

Errado: Evitar falar com os deficientes sobre coisas que uma pessoa normal pode fazer e eles não.
Certo: Conversar normalmente com os deficientes, falando sobre todos os assuntos, pois é bom para eles saberem mesmo das coisas que não podem ouvir, ver ou participar por causa da limitação de movimentos.
Errado: Elogiar ou depreciar uma pessoa deficiente, somente por ela ser limitada.
Certo: Tratar o deficiente como alguém com limitações específicas da deficiência, porém com as mesmas qualidades e defeitos de qualquer ser humano
Errado: Chamar o deficiente pelo apelido relativo à sua deficiência (ex.: surdinho, surdo, mudo, cego, maneta etc.), pois ele pode se ofender
Certo: Chamar a pessoa deficiente pelo nome, como se faz com qualquer outra pessoa.
Errado: Referir-se à deficiência da pessoa como uma desgraça, como algo que mereça piedade e vá ser compensado no céu.
Certo: Falar da deficiência como um problema, entre outros, que apenas limita a vida em certos aspectos específicos.
Errado: Demonstrar pena da pessoa deficiente.
Certo: Confiar na pessoa deficiente, acreditando que ela só lhe oferecerá ajuda se estiver segura de poder fazer aquilo a que se propõe. O deficiente conhece melhor do que ninguém suas limitações e capacidades.
Certo: Dirigir-se sempre ao próprio deficiente, quando o assunto referir-se a ele, mesmo que esteja acompanhado.
Errado: Segurar o deficiente, na tentativa de ajudá-lo, quando já houver uma pessoa orientando-o, principalmente no caso do cego.
Certo: Quando houver necessidade ajuda ou orientação, apenas uma pessoa deve tocar o deficiente, a não ser em situações muito específicas, que peçam mais ajuda (por exemplo, carregar uma cadeira de rodas para subir uma escada).
Certo: Auxiliar o deficiente nestas situações apenas até o ponto em que realmente seja necessário, para evitar atrapalhá-lo mais.
Certo: Conversar naturalmente com o deficiente sobre sua deficiência, evitando porém perguntas em excesso. Na maioria dos casos, ele preferirá falar normalmente sobre aquilo que é apenas parte de sua vida, e não uma coisa anormal ou extraordinária, como possa parecer ao interlocutor.
Certo: Para chamar a atenção de uma pessoa surda que esteja de costas, deve-se tocá-la, de leve, no braço, antes de começar a falar com ela.
Errado: Gritar para chamar a atenção de uma pessoa surda que esteja em perigo
Certo: Procurar chegar até ela o mais rapidamente possível, procurando ajudá-la. Lembrar que uma pessoa que atravessa a rua poderá ser surda, podendo, por isso, não ouvir a buzina de seu carro.

RESUMO

O surdo não carrega uma bengala, não se locomove em uma cadeira de rodas, nem um aparato ortopédico,sabem ler , escrever,digitar,como por exemplo só apenas não podem atender telefonemas,etc... Contudo, não ouvir ou não ouvir bem é uma dificuldade não palpável, muitas vezes esquecida e não sensibilizada.

Pessoas surdas ou escuta pouco, tem capacitação em vários cursos de aprendizagem de qualquer formação,são esforçados,tem uma rapidez e inteligência fora de série. Mesmo que tenha idade suficente p/ o trabalho que tenha boa saúde, dando alegria de viver.Isso que importa!!!

É muito triste ver ísso , as pessoas deficientes,querem trabalhar e não conseguem empregos por esses motivos.Como eles vão viver na vida? E nem aposentaria por invalidez eles não conseguem?É muito difícil..... Deixando um sentimento vazio na nossa vida.

Por isso as pessoas perde vontade de viver, baixa o auto-estima,ficam tristes e desanimados,não tem esperança e nem futuro na vida. Sem trabalho não tem vida.
-QUAL É O SENTIDO DA VIDA?

MEU DEPOIMENTO

Eu, Maria Helena Simon, sou deficiente de surdez de um ouvido esquerdo, escuto muito pouco, sou uma pessoa muito esforçada,cursei segundo grau completo,nunca repeti de ano,digitadora,datilografia e outros cursos profissionalizantes.

Quando tinha 18 anos precisava trabalhar, sofri muito para arrumar empregos, devido o problema de surdez. Uns dos meus amigos conhecidos, arrumaram emprego para mim e aceitei.
Trabalhei 15 anos mesmo com problema auditivo,consegui estes empregos e sinto muitas saudades daqueles tempos juntamente dos meus colegas de trabalho que me incentivava e me ajudava muito.São todos de bom coração.

Trabalhei Dez anos no HOSPITAL SANTA CASA DE SÃO PAULO, exercia como digitadora e encarregava serviços de RECURSOS HUMANOS e SEGURANÇA MEDICINA DO TRABALHO, só não atendia muito telefonemas, pois não escutava direito , só qdo necessário, e o meu chefe que é Médico do setor me apoiava muito e me ajudava qdo precisava, sempre fui uma ótima funcionária e competente, recebi uma medalha de prata por ser uma das melhores escriturárias dos setores.

Cinco anos, na outra empresa comercial, exercia como AUXILIAR DE ESCRITÓRIO ,em serviços de ESCRITURAÇÃO FISCAL e DEPARTAMENTO PESSOAL,também fui uma ótima funcionaria,mesmo com os problemas auditivos,não causava problemas nenhum, só consegui estes dois empregos através ,dos meus queridos amigos que tanto amo de coração, que agora perdi meus dois amigos e estão juntamente ao lado de Deus e sinto muitas saudades deles e ísso não vou esquecer nunca, eles estão gravados dentro do meu coração.
Uns desses amigos era casado e a esposa dele também era surda de dois ouvidos e ele sabia que era muito triste e a esposa dele usava dois aparelhinhos mas nada adiantava,mas foi muito fiel e amava muito a esposa e tbém foi minha grande amiga.

Se não fossem por meus amigos, não conseguiria emprego nenhum,antigamente eram muitos exigentes para canditadar empregos principalmente p/ deficientes. Por causa das entrevistas, muitas pessoas com problemas de surdez não conseguiam passar nos testes.Tenho aparelho de
surdez ,mas não me dei bem com ele,pois tinha muito ruído e aumentava dor de cabeça e não suportava e tbém alergia no ouvido por causa do material do aparelho e até inflamava o meu ouvido.Uso o aparelho quando for necessário.

Eu sei, como é a vida de surdez não é fácil... , já passei por ísso, é um sentimento de muita tristeza, solidão, angustia e desânimo para viver e ficar por resto da vida sem fazer nada,
sem trabalho,quase entrei numa depressão e não parava de chorar...

Depois tive que parar de trabalhar por motivos de doença na familia.
Fiquei uns tempos sem emprego,p/conseguir outro emprego,ficou mais difícil ainda,pois querem admitir jovens para trabalho e não admitia empregos para mais de 40 anos.

Mas atualmente fiz alguns cursos através nos postos de sáude,como COORDENADORA VOLUNTÁRIA para atividades físicas(PRATICAS CORPORAIS TERAPÊUTICAS PARA SAÚDE),para terceira idade e tbém p/ qqer idades,dou aulas só na parte da manhã,e a tarde fico cuidando da casa e no computador digitando para o tempo passar,pois o emprego hoje em dia esta difícil ,só querem jovens e que tenha cursos superiores.
Pratico há 18 anos essas atividades,e me ajudou muito trazendo equilibrio,coragem,auto-confiança,serenidade, trazendo muita energia e disposição o dia todo.
Com estas praticas me incentivou muito e com muita FÈ em DEUS e até melhorou a minha audição ,escutando um pouco mais. Ganho a renda é muito pouca,pois as alunas que me pagam por vontade proprias delas, ainda não estou aposentada, pago a minha aposentadoria com esta renda que ganho nas aulas das praticas terapeuticas corporais,mas vai demorar p/ conseguir a minha aposentadoria.

"Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres".Que a inclusão seja uma realidade baseada em firmes alicerces,onde todos,educadores,família,sociedade e governo estejam incluídos.
Teríamos um mundo melhor mas, acredito que a humanidade chegará lá; ainda que em passos lentos.
Desejando para todos aqueles que são deficientes surdez,cego,surdo-mudo e outros
tenha muita FORÇA,LUTA E CORAGEM,FAÇA COMO EU, NÃO DESANIMEM, DEIXE O TEMPO PASSAR, QUEM SABE QUE NO FUTURO POSSA TRAZER ALGO MELHOR PARA TODOS.

Agradeço a Deus a minha vida e as bençãos que ele tem me concedido.Obrigada pela Vida!


Nunca se esqueça

Que quem ama.. não vê defeitos ...
Quem odeia.. não vê qualidades
E quem é amigo vê as duas coisas...
"Nós escutamos com Deus..."

ABRAÇOS E MUITA LUZ EM SEU CORAÇÃO!!!


DEUS ABENÇÕE.

Maria Helena Simon

COM QUEM SE PARECEM OS ANJOS?




Com aquela velhinha
que achou e devolveu sua
carteira outro dia?
 
Com aquele vovô
que disse que seus
olhos iluminam o mundo
quando você sorri?
 
Com aquela criancinha
que lhe mostrou a maravilha
das coisas simples?
 
Com aquele homem pobre que
lhe agradeceu a esmola com
o olhar mais grato possível?
 
Com aquele homem rico
que lhe mostrou que
tudo é possível se
você apenas acreditar?
 
Com aquele estranho que
apareceu bem na hora em
que você estava perdido?
 
Com aquele amigo que lhe
tocou o coração quando
você pensava que não
tinha amigos para ajudá-lo?
 
Com o sorriso de bom dia
dado por algum desconhecido?
 
Os anjos aparecem em todos
os tamanhos e formas,
todas as idades e tipos de peles.
 
Alguns têm sardas,
outros têm covinhas...
 
Alguns têm rugas
e outros não.....
 
Eles aparecem disfarçados
como amigos, inimigos,
professores, estudantes e etc.
 
Eles não deixam endereços
e nada pedem em retorno.
 
Às vezes usam chinelos,
não mostram as asas.
 
Outras vezes pedem
para lavar e passar..
 
Eles são difíceis de achar
quando seus olhos estão fechados.
 
Mas estão em toda parte
quando você escolher vê-los.
 
PAZ E LUZ PARA VOCÊ!!!
   

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...

Se eu pudesse colher estrelas
todo dia eu levaria uma para você
Se eu pudesse chegar ao Sol eu pegaria
um raio de luz só para você
Se eu pudesse
encontrar o pote do arco-íris
eu daria todas as cores para você
Se eu pudesse chamar todos os passarinhos
eu os faria cantar para você.
Eu faria isso tudo só por você
Mas não posso chegar ao Sol
nem sei onde está o pote do arco-íris
Não sei chamar os passarinhos
Mas eu sei que posso dar-lhe o que
de mais forte existe em mim
À vontade de ver você feliz “

REFLETINDO A MENSAGEM...



Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo q só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais p/ dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores q devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.

Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais p/ ser pais dos nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em q eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais p/ dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos.

Quem sabe quão logo será tarde demais??
Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando p/ atravessar nossos lábios, p/ executar as tarefas que estão esperando p/ ser cumpridas, p/ demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel p/ desempenharmos no palco.

Deus também está esperando - esperando nós pararmos de esperar.
Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo p/ o qual este dia e esta vida nos foram dados.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

REFLITE A MENSAGEM

Toda vez que a vida nos dá a possibilidade de nos reconciliarmos com o passado, a gente não pode perdê-la, mesmo porque a nossa felicidade depende disso.

Uma pessoa para ser feliz precisa acomodar dentro do coração dela tudo o que fez parte da sua história: ressentimentos, mágoas, abandonos, traições, infidelidades, alegrias, sucessos, lembranças boas ou mesma as ruins... Quando nós deixamos tudo acumulado dá muito trabalho. É como ficar como ficar uma semana sem alimento e depois comer tudo de uma vez. O organismo não aguenta! Assim como o organismo tem necessidade de digerir o alimento, nós também temos a necessidade de digerir as nossas emoções, a nossa espiritualidade, a nossa vida afetiva...

Quando eu não acomodo dentro do meu coração uma pessoa, quando eu não coloco no lugar certo aquele pessoa que significou sofrimento na minha vida, mais cedo ou mais a lembrança daquela pessoa vai retirar a minha paz. É lamentável quando a gente encontra pela vida alguém que chegou a conclusão que não amou o como deveria ter amado, não perdoou quem devia ter perdoado...

Hoje eu preciso dar conta daquilo que me aconteceu. Existem coisas boas, existem coisas ruins e o quê que eu faço com tudo isso? Minha gente, guardar mágoas, guardar ressentimentos é a mesma coisa que você jogar uma coisa suja pela sua casa... Fica insuportável! Se você não cuidar da sua vida afetiva ela vai virar um incômodo! A aí., o quê que você faz com todas as pessoas que te machucaram, que te ofenderam, que te deixaram marcas terríveis no seu coração? Saiba, quando eu perdoou, estou liberando o meu coração do peso que aquela pessoa mim trouxe. Eu não posso guardar o rancor, a mágoa... Perdoar é fazer uma faxina no seu coração!

Hoje você deve ter muitas coisas dentro do seu coração que não se encaixam e que estão te desestruturando, portanto faça como os poetas, os escritores, os artistas que pegam sua dor e transformam em arte. Recicle suas mágoas, faça uma faxina no seu coração, exercite o perdão e faça da sua vida uma arte... a arte do bem viver!




Quanta luz
Neste ambiente
Descendo sobre nós,
Vibrando em nossa mente

Quanta luz
Quando assim em prece
Como a alma cresce
Aos olhos de Jesus

Quanta luz
Pois em oração
A voz do Mestre fala
Ao nosso coração

Quanta luz
Descendo sobre nós
Quanta luz,
Quanta luz.
Nada é perfeito na vida.
Assim, cedo ou tarde, a gente há de se deparar com um problema, uma pedra, uma dor.....
Mesmo assim, devemos viver cada segundo intensamente, confiando que tudo passa e se
transforma. O ruim dá lugar ao que é bom, os erros nos fortalecem e nos ensinam o caminho
do acerto, as lágrimas abrem portas para o sorriso e, consequentemente, o velho sempre
acaba abrindo espaço para o novo.
A vida é uma intensa provocação e o melhor que fazemos por nós mesmos é encará-la com
fé e esperança, seja lá qual for o perrengue que tenhamos de enfrentar.
Um conselho: viva com a certeza de que nenhum problema é mais forte que você.
As dificuldades só surgem porque somos maiores do que elas. A realidade é que a vida
não é mesmo tão fáci e traz consigo suas dores, mas repito, se não fossem elas, não
viveríamos a maravilhosa sensação de vitória, que só vem depois de superarmos os
percalços do caminho.

Muitas vezes mergulhamos fundo em um processo intenso de mudança e
transformação, buscando um propósito muito além as vezes de nossas visões,
importante para criar harmonia e equilíbrio, sensível às aparências e as
realidades, onde a vida precisa acontecer com mais ousadias, procurando fazer
com perfeição até os menores detalhes do que precisamos realizar, dando o devido
valor aos nossos sentimentos e emoções, vemos então que o mais interessante é
lutar por um sonho do que apenas observar o que acontece, mostrando como sempre
é possível persistir em um caminho, sentindo que podemos extrair sempre valores
e belezas da vida......

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PENSAR BEM É UMA RIQUEZA TÃO GRANDE!




Bastaria que todas as pessoas assim procedessem, para que a Terra fosse um jardim de flores eternas.
Pensar bem do outro, mesmo que ele não tenha dado motivo para isto, é uma das mais belas virtudes que o ser humano pode praticar.

Pensar bem de si mesmo, pensar bem de tudo que está acontecendo, pensar bem do futuro e pensar bem até do passado, porque só coisas boas devem ser relembradas.
Cultiva, alma querida, o bem e somente o bem em teu jardim interno e, com a força do pensamento, cultiva também o jardim do teu próximo.


Sê o anjo bom que passa pela vida para distribuir largamente a semente do bem. E depois, quando passares para o outro plano, contemplarás felizes as flores belíssimas do bem que derramaste.
Habitua-te a não pensar mal de nada e de ninguém e muito menos de consentir que o pensamento tome maior vigor com a palavra falada.

PONTE PARA LIBERDADE! QUE TODOS SEJAM FELIZES!!!
MUITA PAZ, SIGA A LUZ !!!

Mais de uma Tentativa




Você está procurando um jeito de obter sucesso ou uma desculpa para desistir? O sucesso requer mais de uma tentativa, pois raramente as pessoas conseguem acertar da primeira vez.

Existem milhares de motivos perfeitamente compreensíveis para desistir, e esses motivos aumentam com cada erro e derrota. Então, a razão para continuar lutando tem de ser ainda mais forte que tudo isso.

Desculpas são fáceis de criar e algumas podem até ser bastante convincentes, mas elas são inúteis. Desculpas não pagam o aluguel nem põem a comida na mesa. Elas até podem fazer você sentir-se melhor por alguns momentos, porém são sempre superficiais – logo, não trazem grandes satisfações a longo prazo.

Encontre um motivo para o sucesso maior que todas as desculpas juntas. Implante-o com firmeza no seu coração e mente e persista até conseguir. Além da primeira tentativa, além da segunda tentativa, além da vigésima quinta tentativa... faça até dar certo. Cada tentativa é, na verdade, uma lição e tem seu valor, mas só se você não desistir.

domingo, 14 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

REFLITE...



Um amigo estava jogando uma planta fora, senti vontade de ficar com ela, mas ele disse: ela já esta morta, acabou! A planta estava tão fraca e a raiz estava se desfazendo, era uma planta pequena num vaso minúsculo. Então cuidei dela, dava água, de manhã colocava ela no sol, comprei um produto para fortalecê-la; a minha planta foi reagindo. Hoje ela esta linda e num vaso maior.
Mas ela foi despresada quando ela mais precisava de atenção, meu amigo disse: "ela já esta morta, acabou!" Mas eu quis fazer algo mais. E o meu amor foi tanto que a fez ressuscitar!
Muitas vezes perdemos algo que gostamos, porque não temos paciência, não tratamos bem e não valorizamos. Quando investimos tempo em algo, o impossível acontece.
ENQUANTO HOUVER VIDA HÁ ESPERANÇA E SE CRERES EM DEUS, ATÉ O QUE ESTA MORTO VIVERÁ, NÃO DESISTA! DEUS TE AMA E NÃO DESISTE DE VOCÊ!



Não desperdice nenhuma chance da sua vida
Afinal, a sorte não bate todo dia à sua porta

Seja humilde
E sempre fiel a DEUS,você é um dos soldados dele
E está aqui em busca da felicidade
Da sua e da dos outros.

Procure-a,
Ela está dentro de você!
E você com certeza a merece!

Porque essa é a realidade,ELE sempre estará nos ajudando
Só que às vezes ficamos surdos à sua ajuda
E não percebemos o quanto ELE nos ama
Chegamos até ao ponto de pensar que ele nos abandonou
Quando, na verdade, nós que O abandonamos.

Agradeça a DEUS, pois ELE nos deu o maior presente de todos:
A VIDA!

Beijos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MENSAGEM QUE FALA AO CORAÇÃO -II

O novo te é dado a cada dia, mas a capacidade para vivê-lo dependerá sempre de ti.
O tempo presente é o tempo do coração.
Deixa-te viver e saberás que o teu aprendizado sempre estará imerso onde o novo habita.
Há algo que acontece com a mente quando o tempo é vivido de uma forma igual:
ela simplesmente deixa de registrá-lo,
pois já o sabe.
Dá-se, então, a impressão de que o tempo passa rápido demais e a vida percorre, quase que desapercebida, com esta rapidez...
O tempo, muitas vezes, é perdido na mesmice, em hábitos que se opõem a inovações, simplesmente para garantir uma aparente segurança: a permanência do conhecido, do seguro, do estático.
Põe teu ser em movimento.
Permite dar tempo em tuas manhãs para sentires o silêncio dos primeiros raios de luz; toma um banho frio; o café na varanda; um novo livro...
Recebe o dia como ele se apresenta para ti.
Viver o tempo que te é dado é um presente.
Tempo vivido é vida que se apreende no coração sob a forma de conhecimento, de realização, de bons humores fluindo em teu riso.
Quando nos focamos no presente, a maior parte das necessidades que temos desaparecem.
Pois a maioria das coisas que pensamos necessitar, cumprem apenas o papel de preencher o grande vazio que o caminho
já sabido nos deixa.
Lembra-te disso diariamente e sente,
sente que teu ser desperta quando dás o momento presente para ele usufruir.
Desta forma, o tempo será teu e a vida
já não passará desapercebida.

MENSAGEM QUE FALA AO CORAÇÃO

Há que ter confiança naquilo que vives.
Confia na intuição que o teu ser manifesta.
Acredita no potencial, na semente que vive em teu coração e dela faz nascer flores de sabedoria.
Por vezes deixas de viver tantas coisas pelo simples fato
de acreditares que não és capaz de transformar a tua conduta, os teus sentimentos, a tua abertura para com a vida e assim, as infinitas possibilidades que te são dadas não podem alcançar o teu coração.
Tua capacidade provém da tua fé, por isso deixa brotar
no teu solo aquilo que desejas viver e rega com
a tua dedicação, com a tua alegria, com a tua determinação e não tardará o momento onde poderás ver o que
a vida reserva para ti.
Sê atento para contigo e verás que, dia a dia,
as oportunidades virão e com elas o aprendizado
que necessitas viver.
Há que ter gentileza para com as coisas do teu coração,
há que ter tamanha compaixão e dar-te o perdão,
momento a momento.
É de vital importância lembrar-te
quão precioso és.
Portanto, cuida bem de ti
para que o teu ser possa se manifestar
com toda a sua luminosidade.
Lembra que ao acender uma vela iluminas não só a tua casa mas o caminho daquele que está por vir.

BEIJOS CARINHOSO DE HOJE E SEMPRE

sábado, 6 de novembro de 2010

DO PÓ A VIDA




Base bíblica: 2 Coríntios 3:5-6

"Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”

Lendo esse texto vemos o quanto Paulo, inspirado pelo Espírito de Deus, foi longe e meditando no grande amor e poder de Deus nos revela um pequeno texto, mas de profundo conteúdo que nos mostra alguns princípios.

Toda nossa capacidade vem de Deus

Deus nos revela através desse texto que até mesmo nossa capacidade, que é aquilo que conseguimos fazer, executar, pensar, todas essas coisas vem do Senhor.

Viemos do pó, e nossa carne para o pó voltará, mas o que fazemos aqui é o que nos garante ou não uma vida em espírito, revestido não por um corpo carnal, mas corpo celestial, glorificado ao Deus todo-poderoso.

Aquilo que Deus proporcionou a você de capacidade, você deve usá-la com sabedoria, e de preferência sempre glorificando ao Pai em tudo o que fizer. Isso é o que a bíblia nos aconselha a fazer.

O Espírito vivifica

A bíblia é chamada também palavra de vida, porque não são simples palavras, mas são palavras vivificadas pelo Espírito de Deus.

Isso quer dizer que se você está mal, precisando de um conselho, apoio, consolo, cura, ou qualquer outra coisa, você deverá procurar a bíblia. Leia intensamente, medite na palavra, creia e deixe de duvidar. A letra em si é morta, mas o Espírito vivifica a palavra.

Deus irá falar com você, mas primeiro busque a Ele com toda sua força, entendimento, não permita cair no esquecimento seus sonhos e projetos.

Eu creio em um DEUS único e poderoso, que é meu Pai celestial, tem um amor eterno por mim, me retirou do pó, me retirou das trevas e me colocou na luz. É nessa certeza que vou avançar e apenas parar quando chegar ao meu objetivo, meu sonho, minha salvação.

Deus te abençõe,

vida do ser humano sem os seguintes sentimentos:Paixão,amor...?




Todos nós desejamos ser amados por alguém. Se por nossa mãe, pai, amigos, nem que seja o cachorro de estimação. Por natureza todos os seres gostam de afeto, atenção, reconhecimento, etc.... Quando somos bebês, nós adoramos abraços, beijos, isso não muda quando crescemos.

O sentimento que chamamos de amor é parte de nós, e satisfaz nossas necessidades mais profundas de estarmos juntos de seres que nos amam, esse sentimento é tão forte dentro de nós que afeta nossa saúde física negativamente (quando não nos sentimos amados) e sendo compreendido e apreciado afeta também nosso bem estar psicológico.

Amor Próprio

O que o sistema educacional e familiares não ensinam é como amar o ser mais importante do planeta, que somos nós mesmos. O amor-próprio é o amor mais sagrado de todos por que sem ele iremos nos viciar a exigir dos outros o que não temos dentro de nós.
Não vamos confundir “amor próprio” com “relacionamento amoroso” os dois fazem parte do sentimento que chamamos amor, mas são duas partes diferentes do todo.


Relacionamento Amoroso

A maioria dos divórcios entre casais é exatamente a “falta de amor próprio” entre os dois. Um quer exigir do outro o que não tem. O ciclo vicioso fascinante é que como só atraímos o que temos o outro também não tem amor suficiente para dar e obviamente quer receber, dai a relação vira uma troca de reclamações constantes virando um processo difícil de aturar.

Quando conseguimos aprender como amar a nós mesmos sem sermos negativamente egoístas, estaremos a caminho de um relacionamento mais saudável e prazeroso conosco e com outros. A individualidade de cada um é um aprendizado sagrado para que possamos ser felizes em toda a extensão da palavra.

Antigamente uma pessoa servia de remédio para outra, mais esse conceito já esta começando a se extinguir rapidamente. Se soubermos ser parceiros conscientes dos direitos alheios e positivos iremos lucrar com o relacionamento 100% em todos os sentidos. Na cozinha, no sexo, no dinheiro, na limpeza e às vezes nos negócios também é importante dividir. Quando nos damos valor de verdade falamos sem temor do que estamos sentindo sem ofender, por que estamos falando de nós mesmos sem intenção de exigir ou julgar o companheiro(a), a comunicação se torna positiva ao invés do contrario.

O amor

O amor está dentro de nós mesmos. Por isso precisamos explorar a possibilidade de amar a si próprio(a) para que possamos ter amor em abundância ao ponto de dar a outro sem exigir retorno. Quando isso se torna uma norma o elo entre um casal ou mesmo entre um colega de trabalho, se torna muito mais forte e verdadeiro.

Portanto o sentimento do amor nos influência tanto a dar como receber.

Quando se nasce e cresce em um ambiente cheio de dificuldades de todas as sortes, temos a escolha de ter uma experiência positiva se aprendemos a superar as dificuldades, acho que é exatamente por isso que estamos aqui, para aprender lições e crescer como indivíduo em conseqüência destas dificuldades.

A emoção do amor sinaliza para nós quando gostamos de alguém, e também serve para fazer exame da sabotagem que fazemos contra nós mesmos muitas vezes.

Eu acredito que nossa lição principal na vida é SE AMAR. Tudo mais é resultado dessa lição.

Pense bem:
Nós estudamos para aprender melhor como sobreviver, nós trabalhamos para viver melhor. Nós casamos para ser mais amados, nós temos crianças como um resultado do amor. Tudo não importa, o que somos é um resultado da satisfação própria, da necessidade para a sobrevivência, do amor por si e do amor por outro.

Amar alguém é benéfico para nós, quando compreendemos inteiramente o principio do amor incondicional por nós mesmos. Em meu ponto da vista, nós não podemos dar o que nós não temos, nem relacionarmos-nos de uma maneira positiva se nós não soubermos o que o amor incondicional por si mesma(o) é.
Nós podemos conseguir isso das seguintes maneiras:

· auto-determinação,

· paciência,

· consciência,

· conhecimento

· disciplina

· concentração

· motivação e

· meditação.

“O amor verdadeiro esta dentro de si mesma (o), no seu próprio coração...”


Nós fomos feitos para a unidade, como se cada pessoa fosse uma peça de um aparelho e a energia que nos coloca em funcionamento satisfatório é o amor. O ódio, a inveja e tudo o que separa emperra o funcionamento correto do todo.

OS SENTIMENTOS SEM SENTIDO

No budismo diz: "não acredite em tudo que lhe dizem"

Sentimentos e emoções são em grande número em nossas mentes; eles afetam nossos corpos, nosso comportamento, as nossas vidas.

Desconfio dos sábios porque eles vêem por uma janela que não é a minha.
Enxergam o mundo de outro modo. São eles que nos entregam aos deuses que fermentam.

Sei que é também um pouco assim e acho entende um pouco do que o amor lhe diz.

Se o Amor fosse mesmo presa da decisão de um ser em si, ele que traz consigo tanto espinho, tanta desilusão, não seria o início, o meio e o fim que nos envolve, a própria substância do existir.

Quantas vezes não desejamos, mas, um não sei quê é que nos prende e laça. O depois, o sentir, é que mostra todo um envolvimento.

O sentimento é o fluido e é onde o amor transita e por qual chega e toma consciência de que É e se expressa de muitas formas. Umas contraditórias, trágicas e outras que ninguém entende.

Quanto mais nós buscamos as explicações, é quando ele mais observa como somos.

É que amar é Ser, como Deus É.

Não depende de decisão, mas despertar em si.

Um "insight", uma "reconexão".

O amor é um sentimento sagrado ou um remédio contra a solidão?

Amar verdadeiramente é fazer desse sentimento algo realmente sagrado. Não se trata de um assunto religioso, mas do que realmente é feito o nosso espírito, nossa porção divina, imortal e eterna.
Pena que tantos passam por essa vida sem experimentar o que é isso.

Um abraço.

Paz sempre!



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

QUANDO ALGUÉM ESTÁ OLHANDO,QUEM É VOCÊ?





Tenho algo importante a lhe dizer e espero que seu coração esteja aberto para guardar estas palavras.

Há muito tempo venho observando a grande necessidade de se promover em nossas igrejas um movimento direcionado à conscientização individual pela nossa edificação. Por mais que nos esforcemos para levar o bom alimento ao nossos rebanho através de pregações e estudos da Palavra, muita gente não se esforça para entender o que Deus está falando claramente para elas próprias, e dizem "aquela mensagem não foi para mim, foi para o outro, afinal eu já sou um bom exemplo de cristão". Engana-se quem pensa assim!

É indispensável que estejamos sempre nos aperfeiçoando, buscando conhecimento, orando e buscando uma maior intimidade com Deus, pedindo a Ele que venha nos limpar de tudo o que nos torna pessoas sem um caráter genuinamente cristão. Nosso caráter está relacionado com quem somos quando ninguém está olhando. Nossa reputação, por outro lado, diz respeito à nossa conduta como é vista ou percebida por outros. “Boa conduta" sem um bom caráter se torna hipocrisia.

Precisamos fazer constantemente uma auto-análise sobre o nosso "EU", em todos os sentidos, pois achar que não precisamos melhorar diante da sociedade, da família, a Igreja e de Deus, é um erro gravíssimo. A respeito dessas pessoas, a palavra de Deus diz em Efésios 4:18: "entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza de seu coração". (Entenebrecido quer dizer coberto de trevas, escurecidos, cegos). Mas o Senhor Deus, em sua palavra, nos aconselha como um verdadeiro pai que ama seu filho: "...vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano" Efésios 4:22.

Ter um Caráter Cristão é indispensável, e a evidência está em nosso comportamento diante de todos. Quando uma pessoa é salva existem evidências da sua salvação, todos notam. Se alguém diz, “eu sou salvo”, mas continua a mentir, fofocar, falar mal dos outros, dar calotes, viver imoralmente, etc, é muito claro que não está salvo e bem longe de Deus. Se você é salvo, sua conduta muda como evidência de que alguma coisa mudou por dentro – no coração. Nós lemos em 2 Corintios 5:17, “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Se não há uma mudança de conduta, então o coração não mudou, portanto, não tem o caráter de Cristo.

Infelizmente qdo há uma preocupação apenas em agradar ao homem e ter uma "boa imagem" as pessoas passam a usar máscaras, por isso o caráter precisa ser moldado... temos um tesouro, mas em vasos de barro pra que sempre possamos nos lembrar que a qualquer momento podemos ser quebrados e moldados outra vez...

COMENTÁRIOS

É verdade tem observado muito isso em nosso meio,como o ser humano tem a tendência de bater no peito e dizer:essa não é pra mim, aonde lemos que temos que nos examinar constantemente;a bem da verdade todos os dias pecamos pois se dissermos que não temos pecado fazemos de Deus mentiroso, mas as pessoas tem vivido em uma grande ilusão do que vem a ser um verdadeiro cristão, não sei a quem pesam que estão enganando,com certeza não é a Deus.
Caem no mesmo erro que Adão, quando Deus pergunta porque comesse desse fruto ele diz:a mulher que tu me deste;então Deus pergunta a Eva porque induzisse ele a comer ela fala: a serpente mandou;porque para o homem é mais fácil fugir,é mais fácil tentar escapar jogando a culpa nos outros ao invés de reconhecer os seus próprios erros;é tão difícil entender que Deus espera sinceridade,pois Ele sabe que nós não somos perfeitos,é tão somente reconhecer:É verdade Senhor foi eu, errei, pequei contra ti,contra ti somente,perdoa Pai as minhas falhas, meus erros,meus pecados.
Palavra muito,mas muito edificante mesmo.


A mudança é necessária e o momento de mudar é agora! Melhorar é preciso. Pense nisto.

PORQUE VIVEMOS?






Por que estou vivo? Para que estou vivo?
Por que nasci? Para que eu nasci?
Para viver as experiências que tenho vivido?
Para adquirir os bens materiais que tenho adquirido?
Para sentir todas as emoções que tenho sentido?
Você já sentiu em algum momento da sua vida como se estivesse andando a ermo, sem bússola, sem norte, sem direção? Enfim, sentimento de vida vazia, sem razão de ser?
Qual o sentido, qual a razão de você estar aqui, nesse país, nesse estado, nessa cidade, nesse bairro, nessa rua, nessa família? Coincidência? Acaso?
Então você se considera fruto do acaso? Apenas uma coincidência? Um número sorteado numa roleta?


"Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis [...] tudo foi criado por ele e para ele [...] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas"(Colossenses 1:16-17)

Porque vivemos? Qual o sentido da vida? Muitas das vezes achamos que o propósito da vida está em realizações pessoais, como: profissão bem sucedida, realização financeira ou mesmo a felicidade. Vai, além disso, é maior que todas essas coisas, maior que família, carreira e ambições.

Para sabermos por que estamos vivendo devemos começar pelo criador de todas as coisas – Deus. Não nascemos somente para cumprir propósitos pessoais, mas para cumprir o propósito do criador.

VOCÊ só existe porque Deus quis que você existisse. Tudo foi criado por Deus e para Deus! Colossenses 1:16.
Todas as coisas foram criadas por Deus com objetivos, com razões, com sentidos, com propósitos. As flores, os animais, os mares, os céus, a terra e principalmente o homem.


Algumas pessoas encontram como resposta para o sentido da sua vida a realização dos seus deleites terrenos, a satisfação de seus próprios interesses consumistas, a concretização de seus projetos pessoais. Você consegue ver sentido nisso? Você não acha o cúmulo da desvalorização da vida humana, o absurdo do desperdício, um ser tão maravilhosamente criado, como o ser humano, ser formado apenas e tão somente para um objetivo individual e egoísta? Bom, pessoalmente eu não consigo ver sentido nisso!

Enquanto vivermos focados em nós, atentos apenas às nossas aspirações, desejos e necessidades, jamais descobriremos o real sentido da minha e da sua vida! E o vazio continuará a existir dentro do nosso ser.

O sentido real da nossa vida está em abrirmos mão dela para agradar a Deus. Mateus 16:25
Vivemos empregando tempo e energia em motivações de vida ilusórias, que produzem frutos e resultados que a primeira vista parece agradável, mas são apenas sensações enganosas, vagas, passageiras, tênues, que não tem sentido edificante algum e que não nos levarão a nossa verdadeira felicidade. Ao agir assim estamos nos desviando mais e mais do projeto que Deus planejou para nós.


Para que não vivêssemos às escuras, sem repostas, Deus providenciou através de homens inspirados pelo Seu Santo Espírito, nos fazer ter acesso as respostas que nos fossem permitidos conhecer. Através Bíblia Deus nos explica porque Ele nos criou, para que nos criou, como a vida funciona, como devemos vivê-la, o que não devemos fazer para não corrermos o risco de morrer (física e espiritualmente) e até o que devemos esperar do futuro.

Nenhum outro livro pode saber ou declarar todas estas verdades, porque só o Criador poder revelar essas verdades a sua criatura.
Deus já pensava a respeito de você muito antes de você pensar a respeito d´Ele (Salmo139:16,17). Deus planejou sua vida muito antes da sua concepção. Os planejamentos que você tem feito para a sua vida, muitos se concretizaram porque essa foi à vontade de Deus, antes de ser a sua. Outros apenas permitidos para lhe ensinar alguma coisa.



REFLITE ESTA LINDA PALAVRA

Deus disse ao Profeta jeremias uma linda palavra que hoje trago anos pára entendermos como Deus cuida de um de nós quando damos a Ele o direito de nos fazer seus filhos em Cristo Jesus. "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta."(Jeremias 1:5)


Então, se você entendeu qual o real sentido da sua vida, coloque-se em oração agora e submeta-se a vontade do Criador, peça que Ele lhe ensine a viver segundo os Seus planos, a Sua Vontade e os seus olhos e o seu coração se abrirão para enxergar essa incontestável resposta sobre o verdadeiro sentido da vida!

DEUS ABENÇÕE!

FAÇA VÁRIAS CIRURGIAS PLÁSTICAS...

Faça várias cirurgias plásticas:
 
Uma para corrigir
o nariz empinado pelo
orgulho e pela soberba.
 
Outra na correção
da língua venenosa
e ardilosa.
 
E nos lábios que demarcam
sua tristeza interior.
 
Drenagem linfática para
retirar o orgulho,
a inveja e a ingratidão.
 
Diversos peelings profundos
na culpa e no remorso.
 
Faça uma dermo-esfoliação
nas cicatrizes deixadas
pela falta de perdão
e pelo ódio assim como
no rancor envelhecido.
 
Uma máscara facial para
retirar as expressões
de mágoas e ressentimentos,
igualmente nas asperezas
da insensibilidade
no trato com as pessoas.
 
Depois complete com uma
hidratação de sorriso
e alegria, hidrate suas
mãos todos os dias com
a prática da solidariedade.
 
Coloque lentes coloridas
da paciência iluminando
o seu olhar...
 
Realize um implante de
entusiasmo e atitude positiva.
 
Realce o cabelo com luzes
da consciência tranqüila
e da paz de espírito.
 
Finalize com uma hidromassagem
usando sais da generosidade e
pétalas da tolerância que é bom
para o coração e a alma.
 
Observação: todas essas mudanças
não são encontrados em consultórios
ou nas melhores lojas do ramo.
 
Estão dentro de você.
 
PAZ E LUZ PARA VOCÊ!!!

♥ O Amor...
sublime impulso de Deus,
é a energia que move os mundos:
Tudo cria, tudo transforma, tudo eleva.
Palpita em todas as criaturas.
Alimenta todas as ações.
É a religião da vida,
A base do estímulo e a força da Criação.
Em suma, o bem é o Amor que se desdobra,
Em busca da Perfeição no Infinito,
segundo os Propósitos Divinos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A ARTE DE VIVER BEM

A ARTE DE VIVER BEM

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:
 
Não exija dos outros o
que eles não podem lhe dar,
Mas cobre de cada um
a sua responsabilidade.
 
Não deixe de usufruir da vida,
Mas que não faça mal a ninguém.
 
Não pegue mais do que você precisa,
Mas lute pelos seus direitos.
 
Não olhe as pessoas só com
os seus olhos,
Mas olhe-se também com
os olhos delas.
 
Não fique ensinando sempre,
Você pode aprender muito mais.
 
Não desanime perante o fracasso,
Supere-se o transformando
em aprendizado.
 
Não se aproveite de quem
se esforça tanto,
Ele pode estar fazendo
o que você deixou de fazer.
 
Não estrague um programa
diferente com seu mau humor,
Descubra a alegria da novidade.
 
Não deixe a vida se
esvair pela torneira,
Pode faltar aos outros...
 
O amor pode absorver
muitos sofrimentos,
Menos a falta de respeito
a si mesmo!
 
Se você quer o melhor das pessoas,
Dê o máximo de si,
Já que a vida lhe deu tanto.
 
Enfim, agradeça sempre,
Pois a gratidão abre
As portas do coração.
 
PAZ E LUZ PARA VOCÊ!!!




Uma das maneiras de viver melhor é fazer a vida dos outros melhor, sendo uma bênção para eles. Abençoamos os outros quando lhes dizemos a verdade em amor, visando o seu crescimento. Abençoamos quando lhes demonstramos o caráter abençoador e perdoador de Deus! E quando fazemos isso para os outros, estamos apenas deixando transbordar a vida de Cristo em nós! Na verdade, somos abençoados para poder abençoar, e quando abençoamos os outros, somos ainda mais abençoados... “...abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.”Gênesis 12:2

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FRASES DE AUGUSTO CURY

Continuação...dos vídeos

4-Este clip mostra o verdadeiro sentido da vida baseado no amor de Cristo por você.


6-Trechos do livro A Mente e o Significado da Vida



7-SIGNIFICADO DOS SENTIMENTOS DA VIDA

VÍDEOS

1


2

3

ENCONTRANDO A PAZ

Jesus tocou no âmago da questão ao dizer: "Eu sou... a vida" (João 14.6). Por isso o apóstolo Paulo escreveu sobre o sentido da sua vida: "Porquanto, para mim o viver é Cristo" (Filipenses 1.21). Por isso, também o apóstolo João começou sua primeira epístola com as palavras: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)" (1 João 1.1-2).

Alguém disse certa vez: "Qual o significado da vida, quando ela se torna ‘antigamente’?" Sem Jesus, que é a vida em todo o seu significado presente e eterno, a vida na terra oferece no máximo "sucesso vazio", e mesmo esse se esvai no final como areia entre os dedos. Por isso, dê ouvidos à voz de Jesus, que resume o sentido da vida numa única frase: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3).

A CRUELDADE DA VIDA?

A fé, a arte, a recusa do materialismo e as nossas atitudes mentais, são formas de suportar e ultrapassar a crueldade do mundo e de se ser feliz.


O ser humano está entregue à crueldade do mundo. Daí a necessidade de um compromisso, que se obtém mobilizando o mito para encontrar os confortos sobrenaturais, mobilizando o imaginário para nele abrigar a alma e mobilizando a estética e a poesia para viver plenamente a realidade.

A fé religiosa, tal como a fé numa ideia, é uma força profunda que ajuda a suportar e a combater a crueldade do mundo.

Aqueles que fruem a ocasião e o momento e vivem de acordo com o curso da natureza, não são afectados pela tristeza ou pela alegria. É o que os antigos chamam libertação da sujeição.

Os que estão ligados às coisas materiais não podem libertar-se a si próprios.

Todo o homem que pensa que é insuficiente o que tem, é um homem infeliz ainda que seja o dono do mundo inteiro.

As perturbações derivam de opiniões e juízos insensatos.

É feliz o sábio que com moderação e firmeza está tranquilo e em harmonia consigo mesmo, não se consumindo com os males, futilidades e entusiasmos, nem se enervando por medo, nem ardendo de desejos e de cobiça.


SOFRIMENTO, CRUELDADE E DOR

Viver é sofrer.

A Nobre Verdade do Sofrimento é esta: nascer é sofrer, envelhecer é sofrer, adoecer é sofrer, a morte é sofrer; pesares e lamentações, dor, preocupação e desespero são sofrimento; associação ao desagradável é sofrimento, dissociação do prazer é sofrimento; não se ter o que se quer é sofrimento…

Como todos, ao nascer, respirei o ar comum. Como todos, caí numa Terra de sofrimento. Como todos, a primeira coisa que fiz foi chorar.

Atirar-te-ão pedras e elas ferir-te-ão. A vida não é um negócio fácil. É um longo caminho em que estás mergulhado: e não podes evitar os passos em falso, os golpes e quedas, e de sentires cansaço e de abertamente desejares – mentindo a ti mesmo – a morte.

Num lugar dirás adeus ao teu companheiro, a seguir enterrarás outro, e todas as vezes terás medo. Este é o tipo de coisas com que te defrontarás ao longo de toda a difícil caminhada que é a vida.


E no entanto, há sempre o outro lado... À nossa maneira, e dentro dos limites que a realidade e o acaso nos concedem, temos também a capacidade de negar o sofrimento. Dentro de nós vive uma teimosa força instintiva, expressa em sonhos, em optimismo, em vontade de viver e de ser feliz.

Mas há obviamente outras vias de negar o sofrimento, ou de o minimizar. A fé, por exemplo… A crença em Deus tem sido um bálsamo e uma fonte de conforto humano. «Alegrarmo-nos de Ti, em Ti e por Ti: isso é a felicidade. E não há outra», considerou Santo Agostinho, referindo-se a Deus.

E há também, obviamente, a amizade («A amizade redobra as alegrias e corta os males em metades», diz Francis Bacon), e o amor («Apenas a alma que ama é feliz», diz Goethe).

São algumas das vias – talvez as mais importantes - de se chegar ao que pode ser a maior das nossas vitórias – a vitória, ainda que transitória e nunca definitiva sobre o sofrimento e a crueldade do mundo.

NOVOS E VELHOS

A idade altera a forma como se sente a vida. A juventude envolve sonhos e ilusões, optimismos e uma intensidade de sentimentos que os mais velhos não têm…
A passagem da juventude, à maturidade e à velhice, envolve experiências, verdades, reflexões novas, que alteram os nossos valores e a forma como vemos e sentimos a vida.

Nenhum jovem acredita realmente que alguma vez venha a morrer.

Recordo-me da minha juventude e do sentimento que nunca me abandonará - o sentimento de que eu podia durar para sempre, e ultrapassar todos os mares, e toda a Terra, e todos os homens; o enganador sentimento que nos chama às alegrias, aos perigos, ao amor, ao esforço vão - a morte; a triunfante convicção de força, o calor da vida na mão cheia de pó, a chama do coração que depois se esbate a cada ano, tornando-se fria, diminuindo para finalmente expirar - expirar demasiado depressa, demasiado depressa - antes da própria vida.


Há sempre um momento da juventude em que a porta se abre e o futuro irrompe.

A vida já está a meio quando começamos a perceber o que ela é.

Cada idade possui as suas verdades, as suas experiências, os seus segredos.


É muito frequente associar-se a juventude aos dias felizes, e a velhice a dias mais difíceis, ou à infelicidade que ronda as nossas existências.


Há, no entanto, opiniões contrárias, ou mais matizadas sobre a felicidade e a sua interligação à questão da idade. A juventude pode não ser uma fase da vida tão feliz como tantas vezes se diz, nem a velhice tão impregnada de juízos de medo e pejada de juízos sobre a falta de sentido da vida.

Por outro lado, a nossa felicidade ou infelicidade passa por valores, pela nossa sabedoria, expressa na forma como encaramos e controlamos a vida, e os nossos pensamentos e sentimentos. A felicidade depende, nesta perspectiva, daquilo que se passa nas nossas mentes.

Os antigos filósofos estóicos costumavam defender isso mesmo. Cícero refere-o, no seu ensaio sobre a velhice (De Senectude): «A idade, quando honrosa, tem uma autoridade que vale mais do que os prazeres da juventude».

E a assim ser, o nosso fim não tem que ser necessariamente tão negro quanto o apresentado por Shakespeare na sua comédia Como Quiserem. «A derradeira cena, término da memorável história da vida, é a segunda infância, a do puro esquecimento, a da falta de dentes, de visão, de paladar, rumo ao nada.»


A felicidade como fé no divino

Sem Deus, o conhecimento da miséria humana é desesperante.

Quando te procuro, meu Deus, estou à procura da felicidade. Procurar-te-ei para que a minha alma viva, porque o meu corpo vive da minha alma, e a minha alma vive de ti.

Longe de mim, longe do coração do teu servo, Senhor, que a ti se confessa, a ideia de encontrar a felicidade não importa em que alegria!

A felicidade é uma alegria que não é concedida aos ímpios, mas àqueles que te servem por puro amor: tu és essa alegria! Alegrarmo-nos de ti, em ti e por ti: isso é a felicidade. E não há outra.
S. Agostinho, 354-430, teólogo e filósofo do cristianismo, Confissões

FORÇA E CORAGEM DRICA

terça-feira, 2 de novembro de 2010

REFLITE OS PENSAMENTOS




As feridas do coração são alimentadas pela inveja, pelo rancor, pelo julgamento e pela atitude crítica. Em geral, o que publicamente criticamos nos outros acabamos fazendo também. A vida é sábia. Jesus ensinou, com uma clareza estupenda, que devemos fazer aos outros aquilo que desejamos para nós. Logo, não devemos fazer para ninguém o que não queremos para nós mesmos.


Buscar as coisas do Alto. Não podemos ter medo de sonhar com grandes ideais. Triste de quem se acomoda e se apequena com reduzidos propósitos. A vida é feita de grandes projetos. O ser humano é chamado para grandes ideais. Os grandes sonhos nos dão força para superarmos os pequenos e grandes obstáculos.


Estar aberto ao novo ajuda a saborear a alegria da vida. A capacidade de sorrir é um lindo sinal da presença de Deus e um excelente caminho para a cura interior. O riso faz bem à saúde. Achar motivos para sorrir é um caminho seguro de cura e restauração.


A preocupação é uma das coisas mais inquietantes na vida humana. Aliás, a preocupação chega a ser um vício, um jeito de viver erradamente. Quem se altera pelas pequenas coisas acaba sendo dominado por esse vício e vive na angústia. A serenidade para enfrentar os grandes problemas é conseqüência do modo como enfrentamos os pequenos fracassos.


Nunca se faça de vítima dos acontecimentos. É preciso ser tolerante consigo mesmo e com os outros, para não viver aborrecido por coisas insignificantes. É terrível quando a pessoa vive remoendo críticas. Um caminho seguro para aprender com as derrotas é assumir seus atos, corrigir os erros e não cair no abismo da justificativa barata.


O passado precisa ser assimilado, nunca ignorado. Os erros cometidos, por nós e pelos outros, são ensinamentos fabulosos quando nos dispomos a aprender o que eles têm a nos ensinar. Quem não aprende com os erros cometidos acaba sendo vítima de si mesmo. Na vida só existe uma lei: ou a gente aprende ou aprende.


Além das idéias é preciso aprender a expressar os sentimentos. Somos o que pensamos e o que sentimos. Infelizmente, aprendemos a esconder os sentimentos atrás da máscara da boa vizinhança. Não adianta. Chegará um momento em que inconscientemente acabaremos revelando o que somos e o que desejamos. Poderá ser tarde demais. O estrago feito é irremediável. Enquanto é tempo, manifeste o que sente.



A Morte não é nada

"A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.
A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,apenas estou do outro lado do Caminho.
Você que aí ficou,siga em frente,
a vida continua,linda e bela
como sempre foi."

(Santo Agostinho)Saudades Sim Tristeza Não

VIDA

"A vida é um canto que devemos cantar.
É uma aventura que se tem que enfrentar.
A vida é uma vida que deve ser salva."


(Madre Tereza de Calcutá)