domingo, 28 de fevereiro de 2010

VOCÊ TEM FÉ?




Se há uma coisa que não se discute é fé. Não religião, mas fé. A religião tornou-se sinônimo de instituição e é inevitável que , em uma discussão, se combata esta ou aquela igreja, ou sacerdote ou fiéis. Porque religião mesmo, não se discute. A gente cresce acreditando que Deus castiga a quem ama, como um pai ao filho a quem quer bem. Tantas vezes nos preocupamos em fazer o que é certo para fugir da ira do Todo Poderoso. E, demora algum tempo para perceber que Ele é amor e que toda esta manipulação do ‘fogo consumidor’ nos aterrorizou a vida inteira.


É a fé que nos capacita a sermos bons, mesmo quando a ira nos acomete. É ela que nos traz o equilíbrio e a humildade de resistir a nossa própria força e demonstrar amor e perdão ao outro, que nos é adversário, quando, na verdade, o que queríamos mesmo era que fosse extirpado da face da terra. Não por sermos bons, éticos, com valores morais recebidos de nossos pais. Mas porque temos fé, embora muitos neguem, repito, em algo sobrenatural, que nos constrange a agirmos assim.

A religião é um conjunto organizado de regras de conduta para controlar nossa natureza corrompida. A espiritualidade, por outro lado, são regras internas, que dizem como nos sentimos sobre algo transcendente, qualquer que seja . Eu identifico como Deus, por exemplo. A religião procura decifrar quem é esse ‘deus’ e como ele atua. A fé apenas sente que este ser sobrenatural existe e que está em toda parte. Mesmo que o neguem, os ateus e céticos sabem que há algo que não conseguem explicar.

DEUS ABENÇÕE!

Nenhum comentário: