sexta-feira, 8 de julho de 2011




O Jogador na Igreja

Um domingo fui à missa cumprir minha obrigação, não tenho livro de reza, levei um baralho na mão.
Eu estava dentro da Igreja, no meu baralho elevado, e não vi perto de mim um sargento ajoelhado.
Com pouca demora na Igreja, entraram mais dois soldados, e logo foram me dizendo:
"Seu moço, o senhor está intimado". O coronel mando chamar, o senhor vai ser interrogado.
E logo fui chegando na presença do doutor, ele foi me interrogando, chamando eu de pecador.
Me perguntou se na Igreja era lugar de jogador.
Eu fui respondendo pra ele: deixe eu fazer a explicação, você vai me dar razão, vai ver que em todo baralho tem sincera devoção.
quando eu pego num ÁS, que tem uma pinta somente; me lembro que existe um só Deus Onipotente, e quando eu chamo por Ele, ele sempre está presente.
E quando eu pego DOIS, como gosto lembro eu, que nas DUAS tábuas de pedra, o criador, e depois na sarça ardente, a Moidés apareceu.
Quando eu pego num TRÊS, rezo com sinceridade, me lembro das três pessoas da Santíssima Trindade.
E quando eu pego num QUATRO, um quarto de paus cruzado, me lembro das quatro cravas que Jesus foi cravejado, foi preso sem dever crime, morreu sem dever pecado.
O CINCO me faz lembrar, aqueles dias de dor, das CINCO chagas doidas que sofreu Nosso Senhor, derramou todo seu sangue para salvar o pecador.
E quando eu pego num SEIS, me vem na recordação, que SEIS dias da semana, foi a obra da Criação, em seis dias ele fez tudo, e sem nada por a mão.
Quando eu pego num SETE, a hora triste e magoada, dos SETE passos de Cristo, na sua paixão sagrada, com sete espadas de dor a mão de Jesus foi cravada.
E quando eu pego num OITO, que pintas contém, eu digo não se deve levatar falso testemunho à ninguém.
Que amar falso para outros perdões no céu nunca tem.
Quando eu pego um NOVE, eu rezo com devoção.
Os NOVE meses ditosos da Divina Encarnação, que Jesus passou no ventre da Virgem da Coneição.
E quando eu pego num Dez, eu não posso me esquecer.
Que DEZ mandamentos ficaram para o homem se reger.
Quem cumpre-os juramentos não quer sua alma perder.
Quando pego na Dama, lembro da Virgem Maria.
Meu Deus se não fosse ela o que de nós seria.
Pois se Ela é Mãe de Deus e do pecador a alegria.
E quando eu pego num Rei, logo me vem na memória; que Nosso Senhor Jesus Cristo é o Divino REI da Glória.
Foi assim seu delegado que na Igreja eu vim rezar, agora estou às suas ordens em tudo que desejar, ou me bota na cadeia ou me deixa retirar.
E o delegado pensou que não tinha nada o que fazer vendo que eu tinha razão, começou a me perguntar.
Porque eu deixava o valete sem contar.
Bem senhor delegado, o VALETE é carta ruim; todo baralho que compro no VALETE eu dou fim; parace o seu sargento que veio dar parte de mim.

Nenhum comentário: