sexta-feira, 26 de novembro de 2010

REFLITE É MUITO IMPORTANTE LER.....

PESSSOAS DEFICIENTES DE SURDEZ

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos."

"Sem linguagem não somos seres humanos completos e, por isso, é preciso aceitar a natureza e não ir contra ela. Obrigados a falar, algo que não lhes é natural, os surdos não são expostos suficientemente à linguagem e estão condenados ao isolamento e à incapacidade de formar sua identidade cultural."
"Quando eu aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa.Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos.Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo."

"Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."

"A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo como que poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngües. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada neste duplo mundo..."


Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez ou escuta muito pouco, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala.

A chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual. É uma necessidade, quando os surdos que escuta menos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual.

ALGUMAS PESSOAS SURDAS ENTENDEM, PELA PRONUNCIA DA FALA E O CONTATO VISUAL E OUTRAS SE ESFORÇAM PARA ENTENDER Á ESCUTAR.

Ser expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz, que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos ou sinais.

Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, pedir para que repita. Geralmente, os surdos não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.
Se for necessário, comunicar-se através de bilhetes. O importante é se COMUNICAR.

Alguns preferem a comunicação escrita, alguns usam linguagem em código e outros preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.

Enfim, os surdos são pessoas que têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos, assim como todos. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

DICAS

Errado: Evitar falar com os deficientes sobre coisas que uma pessoa normal pode fazer e eles não.
Certo: Conversar normalmente com os deficientes, falando sobre todos os assuntos, pois é bom para eles saberem mesmo das coisas que não podem ouvir, ver ou participar por causa da limitação de movimentos.
Errado: Elogiar ou depreciar uma pessoa deficiente, somente por ela ser limitada.
Certo: Tratar o deficiente como alguém com limitações específicas da deficiência, porém com as mesmas qualidades e defeitos de qualquer ser humano
Errado: Chamar o deficiente pelo apelido relativo à sua deficiência (ex.: surdinho, surdo, mudo, cego, maneta etc.), pois ele pode se ofender
Certo: Chamar a pessoa deficiente pelo nome, como se faz com qualquer outra pessoa.
Errado: Referir-se à deficiência da pessoa como uma desgraça, como algo que mereça piedade e vá ser compensado no céu.
Certo: Falar da deficiência como um problema, entre outros, que apenas limita a vida em certos aspectos específicos.
Errado: Demonstrar pena da pessoa deficiente.
Certo: Confiar na pessoa deficiente, acreditando que ela só lhe oferecerá ajuda se estiver segura de poder fazer aquilo a que se propõe. O deficiente conhece melhor do que ninguém suas limitações e capacidades.
Certo: Dirigir-se sempre ao próprio deficiente, quando o assunto referir-se a ele, mesmo que esteja acompanhado.
Errado: Segurar o deficiente, na tentativa de ajudá-lo, quando já houver uma pessoa orientando-o, principalmente no caso do cego.
Certo: Quando houver necessidade ajuda ou orientação, apenas uma pessoa deve tocar o deficiente, a não ser em situações muito específicas, que peçam mais ajuda (por exemplo, carregar uma cadeira de rodas para subir uma escada).
Certo: Auxiliar o deficiente nestas situações apenas até o ponto em que realmente seja necessário, para evitar atrapalhá-lo mais.
Certo: Conversar naturalmente com o deficiente sobre sua deficiência, evitando porém perguntas em excesso. Na maioria dos casos, ele preferirá falar normalmente sobre aquilo que é apenas parte de sua vida, e não uma coisa anormal ou extraordinária, como possa parecer ao interlocutor.
Certo: Para chamar a atenção de uma pessoa surda que esteja de costas, deve-se tocá-la, de leve, no braço, antes de começar a falar com ela.
Errado: Gritar para chamar a atenção de uma pessoa surda que esteja em perigo
Certo: Procurar chegar até ela o mais rapidamente possível, procurando ajudá-la. Lembrar que uma pessoa que atravessa a rua poderá ser surda, podendo, por isso, não ouvir a buzina de seu carro.

RESUMO

O surdo não carrega uma bengala, não se locomove em uma cadeira de rodas, nem um aparato ortopédico,sabem ler , escrever,digitar,como por exemplo só apenas não podem atender telefonemas,etc... Contudo, não ouvir ou não ouvir bem é uma dificuldade não palpável, muitas vezes esquecida e não sensibilizada.

Pessoas surdas ou escuta pouco, tem capacitação em vários cursos de aprendizagem de qualquer formação,são esforçados,tem uma rapidez e inteligência fora de série. Mesmo que tenha idade suficente p/ o trabalho que tenha boa saúde, dando alegria de viver.Isso que importa!!!

É muito triste ver ísso , as pessoas deficientes,querem trabalhar e não conseguem empregos por esses motivos.Como eles vão viver na vida? E nem aposentaria por invalidez eles não conseguem?É muito difícil..... Deixando um sentimento vazio na nossa vida.

Por isso as pessoas perde vontade de viver, baixa o auto-estima,ficam tristes e desanimados,não tem esperança e nem futuro na vida. Sem trabalho não tem vida.
-QUAL É O SENTIDO DA VIDA?

MEU DEPOIMENTO

Eu, Maria Helena Simon, sou deficiente de surdez de um ouvido esquerdo, escuto muito pouco, sou uma pessoa muito esforçada,cursei segundo grau completo,nunca repeti de ano,digitadora,datilografia e outros cursos profissionalizantes.

Quando tinha 18 anos precisava trabalhar, sofri muito para arrumar empregos, devido o problema de surdez. Uns dos meus amigos conhecidos, arrumaram emprego para mim e aceitei.
Trabalhei 15 anos mesmo com problema auditivo,consegui estes empregos e sinto muitas saudades daqueles tempos juntamente dos meus colegas de trabalho que me incentivava e me ajudava muito.São todos de bom coração.

Trabalhei Dez anos no HOSPITAL SANTA CASA DE SÃO PAULO, exercia como digitadora e encarregava serviços de RECURSOS HUMANOS e SEGURANÇA MEDICINA DO TRABALHO, só não atendia muito telefonemas, pois não escutava direito , só qdo necessário, e o meu chefe que é Médico do setor me apoiava muito e me ajudava qdo precisava, sempre fui uma ótima funcionária e competente, recebi uma medalha de prata por ser uma das melhores escriturárias dos setores.

Cinco anos, na outra empresa comercial, exercia como AUXILIAR DE ESCRITÓRIO ,em serviços de ESCRITURAÇÃO FISCAL e DEPARTAMENTO PESSOAL,também fui uma ótima funcionaria,mesmo com os problemas auditivos,não causava problemas nenhum, só consegui estes dois empregos através ,dos meus queridos amigos que tanto amo de coração, que agora perdi meus dois amigos e estão juntamente ao lado de Deus e sinto muitas saudades deles e ísso não vou esquecer nunca, eles estão gravados dentro do meu coração.
Uns desses amigos era casado e a esposa dele também era surda de dois ouvidos e ele sabia que era muito triste e a esposa dele usava dois aparelhinhos mas nada adiantava,mas foi muito fiel e amava muito a esposa e tbém foi minha grande amiga.

Se não fossem por meus amigos, não conseguiria emprego nenhum,antigamente eram muitos exigentes para canditadar empregos principalmente p/ deficientes. Por causa das entrevistas, muitas pessoas com problemas de surdez não conseguiam passar nos testes.Tenho aparelho de
surdez ,mas não me dei bem com ele,pois tinha muito ruído e aumentava dor de cabeça e não suportava e tbém alergia no ouvido por causa do material do aparelho e até inflamava o meu ouvido.Uso o aparelho quando for necessário.

Eu sei, como é a vida de surdez não é fácil... , já passei por ísso, é um sentimento de muita tristeza, solidão, angustia e desânimo para viver e ficar por resto da vida sem fazer nada,
sem trabalho,quase entrei numa depressão e não parava de chorar...

Depois tive que parar de trabalhar por motivos de doença na familia.
Fiquei uns tempos sem emprego,p/conseguir outro emprego,ficou mais difícil ainda,pois querem admitir jovens para trabalho e não admitia empregos para mais de 40 anos.

Mas atualmente fiz alguns cursos através nos postos de sáude,como COORDENADORA VOLUNTÁRIA para atividades físicas(PRATICAS CORPORAIS TERAPÊUTICAS PARA SAÚDE),para terceira idade e tbém p/ qqer idades,dou aulas só na parte da manhã,e a tarde fico cuidando da casa e no computador digitando para o tempo passar,pois o emprego hoje em dia esta difícil ,só querem jovens e que tenha cursos superiores.
Pratico há 18 anos essas atividades,e me ajudou muito trazendo equilibrio,coragem,auto-confiança,serenidade, trazendo muita energia e disposição o dia todo.
Com estas praticas me incentivou muito e com muita FÈ em DEUS e até melhorou a minha audição ,escutando um pouco mais. Ganho a renda é muito pouca,pois as alunas que me pagam por vontade proprias delas, ainda não estou aposentada, pago a minha aposentadoria com esta renda que ganho nas aulas das praticas terapeuticas corporais,mas vai demorar p/ conseguir a minha aposentadoria.

"Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres".Que a inclusão seja uma realidade baseada em firmes alicerces,onde todos,educadores,família,sociedade e governo estejam incluídos.
Teríamos um mundo melhor mas, acredito que a humanidade chegará lá; ainda que em passos lentos.
Desejando para todos aqueles que são deficientes surdez,cego,surdo-mudo e outros
tenha muita FORÇA,LUTA E CORAGEM,FAÇA COMO EU, NÃO DESANIMEM, DEIXE O TEMPO PASSAR, QUEM SABE QUE NO FUTURO POSSA TRAZER ALGO MELHOR PARA TODOS.

Agradeço a Deus a minha vida e as bençãos que ele tem me concedido.Obrigada pela Vida!


Nunca se esqueça

Que quem ama.. não vê defeitos ...
Quem odeia.. não vê qualidades
E quem é amigo vê as duas coisas...
"Nós escutamos com Deus..."

ABRAÇOS E MUITA LUZ EM SEU CORAÇÃO!!!


DEUS ABENÇÕE.

Maria Helena Simon

Nenhum comentário: